Terceirização de call center em empresas de telefonia

Está agendado para 16 de agosto o julgamento no STF, do ARE 791.932, que trata da possibilidade de terceirização de call center pelas concessionárias de telefonia. O tema teve grande repercussão em 2014 e tem como atual relator o ministro Alexandre de Moraes.

O processo teve origem com uma reclamação trabalhista ajuizada por uma atendente de empresa especializada, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste S/A. O TST considerou correta a decisão da Justiça Trabalhista que tornou ilícita essa terceirização, uma vez que o serviço prestado foi considerado atividade-fim, apesar da empresa atuar na implementação de central de atendimento ao cliente.

Em face da decisão, a empresa alegou, no STF, que o TST deixou de aplicar o artigo 94, inciso II, da lei 9.472/97, que permite a terceirização de “atividades inerentes, acessórias ou complementares ao serviço“.

Em 2014, o STF determinou a suspensão de todos os processos em tramitação na Justiça Trabalhista sobre a legalidade da terceirização da atividade de call center pelas concessionárias de telefonia.

Para agosto, os ministros devem decidir se ofende o princípio da reserva de plenário a não-aplicação, pelo TST, do dispositivo da lei dos serviços de telecomunicações, o qual permite a concessionárias de serviço público terceirizar as atividades acessórias, o que inclui as empresas do setor de telefonia.

Compartilhe
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Últimos posts

Quem somos

Grupo Servsul

São 48 anos trabalhando ao lado de grandes empresas e as conectando aos melhores profissionais em diversas áreas.

Tudo isso baseado no respeito, o valor humano mais fundamental e universal – e o responsável por criar relacionamentos de confiança, duradouros e parceiros, além de servir de motivador para atendimento das expectativas nas relações de trabalho.

Newsletter

Receba as vagas de emprego abertas em seu e-mail.

Política de Privacidade

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.