Os maiores desafios de RH na indústria da saúde (e hospitalar)

Para que uma Instituição de Saúde possa oferecer o melhor cuidado e atendimento aos seus pacientes, é preciso que seus colaboradores também estejam recebendo todo o suporte necessário, tanto em questões de equipamentos e espaço, quanto em questões de gerenciamento de RH.

E nesse gerenciamento temos diversos problemas que são bastante impactantes no setor de saúde, mas os principais são: alta taxa de rotatividade, falta de pessoal qualificado, falha na proteção de dados e insatisfação dos funcionários.

Por termos 49 de experiência no mercado, separamos algumas informações sobre as causas mais comuns desses problemas e como resolvê-los:

Problema: Alta taxa de rotatividade

Em Gestão de Pessoas, geralmente, encontramos uma taxa de rotatividade aceitável na empresa quando esta é de até 5% do seu quadro. No setor de saúde, no entanto, um estudo realizado em Ribeirão Preto (SP), demonstrou taxas de rotatividade superiores a 50%.

Solução: Melhorar os processos de gestão de pessoas

Em parte, essa alta rotatividade se deve à falta de identificação do profissional com a cultura da empresa e/ou com as atividades da função para a qual foi contratado. Ambas as situações são consequências diretas de um processo de recrutamento e seleção que deixaram a desejar. É função da equipe de recrutamento e seleção entender e avaliar se o candidato realmente se enquadra nas necessidades da empresa e fornecer todo o apoio que o funcionário necessita nessa inserção.

Outro fator ainda muito importante é a promoção de treinamentos e plano de carreira, para que o colaborador também tenha a melhor experiência e se sinta motivado.

Problema: Falta de pessoal qualificado

Com as novas tecnologias disponíveis, aplicativos e ferramentas, é difícil encontrar profissionais que possuam as habilidades necessárias e estejam familiarizados com elas. Uma pesquisa realizada entre 2017 e 2018, nos Estados Unidos, mostrou que menos de 30% dos médicos e profissionais de saúde tinham familiaridade com esses recursos.

Solução: Qualificações constante

Para que sua equipe seja mais eficiente, é preciso que cursos de aprimoramento e desenvolvimento, treinamentos e capacitações sejam parte da rotina. Dessa forma, eles estarão mais qualificados e familiarizados com os recursos disponíveis e como usufruir ao máximo desse potencial.

Problema: Conformidade e segurança das informações

Os registros – tanto de pacientes quanto de funcionários – são considerados dados sensíveis e regulados pela LGPD.  Por isso, é necessário fazer uma revisão dos dados e medidas de segurança com regularidade, além de revisar os termos de compromisso e privacidade, informando todos os detalhes aos pacientes e colaboradores.

Solução: Contar com uma agência de RH qualificada e até mesmo terceirização

A LGPD prevê casos de armazenamento de dados através de terceiros e, em muitas situações, essa pode ser a melhor solução quando falamos de dados digitais. Isso porque está cada vez mais difícil proteger os dados de ataques de hackers e vazamentos de informações, sendo necessária uma infraestrutura completa e minuciosa para evitar esses problemas. Contar com empresas especializadas nesses serviços pode garantir mais tranquilidade e eficiência para a sua Instituição de Saúde, e o ideal é contar com sua agência de RH na hora de selecionar esses parceiros.

Problema: Insatisfação dos funcionários

Pode ocorrer por sobrecarga de trabalho ou até mesmo por não haver compatibilidade entre o colaborador e a empresa ou entre os colaboradores.

Solução: Melhor fit cultural com a empresa e investimento em inovação


Se o problema é por causa da sobrecarga de trabalho, investir em inovações e melhorar os processos pode ajudar a resolver o problema, tornando os processos mais eficientes, rápidos e colaborativos.

Se, por outro lado, o problema for uma questão de fit cultural com a empresa ou mesmo com a equipe, são sintomas que indicam que o recrutamento e seleção não foram tão criteriosos. É necessária uma reavaliação do professional para que a realocação de equipe ou até mesmo de setor tenha efeitos mais produtivos e que, para a posição, seja feita uma nova seleção, com critérios melhor definidos.

Quer saber mais sobre dicas de gestão de pessoas para Instituições de Saúde e como você pode aprimorar o RH da sua empresa? Entre em contato com a Servsul. Temos 49 anos de experiência para compartilhar com você.

Compartilhe
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Últimos posts

Quem somos

Grupo Servsul

São 48 anos trabalhando ao lado de grandes empresas e as conectando aos melhores profissionais em diversas áreas.

Tudo isso baseado no respeito, o valor humano mais fundamental e universal – e o responsável por criar relacionamentos de confiança, duradouros e parceiros, além de servir de motivador para atendimento das expectativas nas relações de trabalho.

Newsletter

Receba as vagas de emprego abertas em seu e-mail.

Política de Privacidade

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.