Como motivar e reconhecer os profissionais de Facilities?

As Facilities Services são recursos cada vez mais comuns e em ascensão nas empresas, devido seus resultados positivos gerados para a empresa. Mas é importante ressaltar que, assim como os demais colaboradores, os funcionários das Facilities também têm melhor desempenho se reconhecidos pelos seus serviços e esforços.

Quando os colaboradores se sentem reconhecidos, eles se sentem parte importante da empresa, e isso os torna mais comprometidos (o que gera menos faltas e atrasos), mais satisfeitos (o que contribui para um clima agradável na empresa, no trabalho feito com mais cuidado e melhor atendimento aos clientes e relação com os colegas), mais motivados a se desenvolverem (o reconhecimento demonstra os resultados dos seus esforços, e inspira o desejo de continuar o desenvolvimento profissional), e mais eficientes (por terem seu trabalho reconhecido, ficam mais motivados a produzir e contribuir mais).

Por isso, separamos 3 dicas de como você pode reconhecer e motivar os colaboradores terceirizados na sua empresa:

Dê feedbacks positivos.

Reconhecer comportamentos repetíveis e positivos com feedbacks ajudam a promover a consciência do impacto de determinada ação. Esses feedbacks influenciam de maneira significativa na motivação e repetição de atitudes de um bom trabalho, indicando para o colaborador que ele está no “caminho certo”.

Focar só em reconhecimento financeiro, vale a pena?

Tudo bem que receber uma quantia em dinheiro como bonificação ou até um aumento pode ser muito gratificante, mas, além de não ser a única maneira possível de premiação, é bastante limitada (uma vez que está atrelada ao orçamento da empresa) e também pode perder seu impacto com o passar do tempo.

Por isso, investir em diferentes métodos de reconhecimento e valorização pode ser melhor a longo prazo.

Algumas das possibilidades como recompensas podem ser, por exemplo, flexibilização dos horários, oferecimento de cursos (ou mesmo descontos em cursos de graduação e pós-graduação, idiomas e outros), livros que possam contribuir para sua formação profissional, incentivo para a prática de esportes, brindes, dias de folga e até viagens.

Invista na comunicação e divulgação.

Não basta só definir metas e programas de premiações. É preciso também comunicar tudo isso muito bem. Além disso, quando um funcionário se destaca, é importante reconhecer publicamente. É possível, por exemplo, parabenizar os funcionários pelo trabalho em comunicados internos da empresa. Dessa forma, se cria um ambiente agradável de compartilhamento de conquistas em equipe e valorização de cada profissional.

Há também outras atitudes que podem ser tomadas a fim de manter sua equipe motivada, como por exemplo a implementação de uma sala de descanso e eventos de integração que envolvam tanto os colaboradores contratados pela sua empresa quanto os contratados por Facilities Services. Assim, os funcionários terceirizados podem se integrar melhor à rotina da organização, e se sentir parte integrante e fundamental da equipe, conhecendo os demais colegas.

Agora você já pode começar a implementar as estratégias de reconhecimento e motivação para suas equipes e turbinar o relacionamento da sua empresa com seus colaboradores. Se você tem mais dúvidas sobre Gestão de RH ou gostaria de contar com especialistas no assunto, entre em contato.

Para mais informações sobre Gestão de Pessoas, basta seguir nossas redes sociais e continuar acompanhando nosso blogpost.

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