Para que uma Instituição de Saúde possa oferecer o melhor cuidado e atendimento aos seus pacientes, é preciso que seus colaboradores também estejam recebendo todo o suporte necessário, tanto em questões de equipamentos e espaço, quanto em questões de gerenciamento de RH.
E nesse gerenciamento temos diversos problemas que são bastante impactantes no setor de saúde, mas os principais são: alta taxa de rotatividade, falta de pessoal qualificado, falha na proteção de dados e insatisfação dos funcionários.
Por termos 49 de experiência no mercado, separamos algumas informações sobre as causas mais comuns desses problemas e como resolvê-los:
Problema: Alta taxa de rotatividade
Em Gestão de Pessoas, geralmente, encontramos uma taxa de rotatividade aceitável na empresa quando esta é de até 5% do seu quadro. No setor de saúde, no entanto, um estudo realizado em Ribeirão Preto (SP), demonstrou taxas de rotatividade superiores a 50%.
Solução: Melhorar os processos de gestão de pessoas
Em parte, essa alta rotatividade se deve à falta de identificação do profissional com a cultura da empresa e/ou com as atividades da função para a qual foi contratado. Ambas as situações são consequências diretas de um processo de recrutamento e seleção que deixaram a desejar. É função da equipe de recrutamento e seleção entender e avaliar se o candidato realmente se enquadra nas necessidades da empresa e fornecer todo o apoio que o funcionário necessita nessa inserção.
Outro fator ainda muito importante é a promoção de treinamentos e plano de carreira, para que o colaborador também tenha a melhor experiência e se sinta motivado.
Problema: Falta de pessoal qualificado
Com as novas tecnologias disponíveis, aplicativos e ferramentas, é difícil encontrar profissionais que possuam as habilidades necessárias e estejam familiarizados com elas. Uma pesquisa realizada entre 2017 e 2018, nos Estados Unidos, mostrou que menos de 30% dos médicos e profissionais de saúde tinham familiaridade com esses recursos.
Solução: Qualificações constante
Para que sua equipe seja mais eficiente, é preciso que cursos de aprimoramento e desenvolvimento, treinamentos e capacitações sejam parte da rotina. Dessa forma, eles estarão mais qualificados e familiarizados com os recursos disponíveis e como usufruir ao máximo desse potencial.
Problema: Conformidade e segurança das informações
Os registros – tanto de pacientes quanto de funcionários – são considerados dados sensíveis e regulados pela LGPD. Por isso, é necessário fazer uma revisão dos dados e medidas de segurança com regularidade, além de revisar os termos de compromisso e privacidade, informando todos os detalhes aos pacientes e colaboradores.
Solução: Contar com uma agência de RH qualificada e até mesmo terceirização
A LGPD prevê casos de armazenamento de dados através de terceiros e, em muitas situações, essa pode ser a melhor solução quando falamos de dados digitais. Isso porque está cada vez mais difícil proteger os dados de ataques de hackers e vazamentos de informações, sendo necessária uma infraestrutura completa e minuciosa para evitar esses problemas. Contar com empresas especializadas nesses serviços pode garantir mais tranquilidade e eficiência para a sua Instituição de Saúde, e o ideal é contar com sua agência de RH na hora de selecionar esses parceiros.
Problema: Insatisfação dos funcionários
Pode ocorrer por sobrecarga de trabalho ou até mesmo por não haver compatibilidade entre o colaborador e a empresa ou entre os colaboradores.
Solução: Melhor fit cultural com a empresa e investimento em inovação
Se o problema é por causa da sobrecarga de trabalho, investir em inovações e melhorar os processos pode ajudar a resolver o problema, tornando os processos mais eficientes, rápidos e colaborativos.
Se, por outro lado, o problema for uma questão de fit cultural com a empresa ou mesmo com a equipe, são sintomas que indicam que o recrutamento e seleção não foram tão criteriosos. É necessária uma reavaliação do professional para que a realocação de equipe ou até mesmo de setor tenha efeitos mais produtivos e que, para a posição, seja feita uma nova seleção, com critérios melhor definidos.