As Facilities Services são recursos cada vez mais comuns e em ascensão nas empresas, devido seus resultados positivos gerados para a empresa. Mas é importante ressaltar que, assim como os demais colaboradores, os funcionários das Facilities também têm melhor desempenho se reconhecidos pelos seus serviços e esforços.
Quando os colaboradores se sentem reconhecidos, eles se sentem parte importante da empresa, e isso os torna mais comprometidos (o que gera menos faltas e atrasos), mais satisfeitos (o que contribui para um clima agradável na empresa, no trabalho feito com mais cuidado e melhor atendimento aos clientes e relação com os colegas), mais motivados a se desenvolverem (o reconhecimento demonstra os resultados dos seus esforços, e inspira o desejo de continuar o desenvolvimento profissional), e mais eficientes (por terem seu trabalho reconhecido, ficam mais motivados a produzir e contribuir mais).
Por isso, separamos 3 dicas de como você pode reconhecer e motivar os colaboradores terceirizados na sua empresa:
Dê feedbacks positivos.
Reconhecer comportamentos repetíveis e positivos com feedbacks ajudam a promover a consciência do impacto de determinada ação. Esses feedbacks influenciam de maneira significativa na motivação e repetição de atitudes de um bom trabalho, indicando para o colaborador que ele está no “caminho certo”.
Focar só em reconhecimento financeiro, vale a pena?
Tudo bem que receber uma quantia em dinheiro como bonificação ou até um aumento pode ser muito gratificante, mas, além de não ser a única maneira possível de premiação, é bastante limitada (uma vez que está atrelada ao orçamento da empresa) e também pode perder seu impacto com o passar do tempo.
Por isso, investir em diferentes métodos de reconhecimento e valorização pode ser melhor a longo prazo.
Algumas das possibilidades como recompensas podem ser, por exemplo, flexibilização dos horários, oferecimento de cursos (ou mesmo descontos em cursos de graduação e pós-graduação, idiomas e outros), livros que possam contribuir para sua formação profissional, incentivo para a prática de esportes, brindes, dias de folga e até viagens.
Invista na comunicação e divulgação.
Não basta só definir metas e programas de premiações. É preciso também comunicar tudo isso muito bem. Além disso, quando um funcionário se destaca, é importante reconhecer publicamente. É possível, por exemplo, parabenizar os funcionários pelo trabalho em comunicados internos da empresa. Dessa forma, se cria um ambiente agradável de compartilhamento de conquistas em equipe e valorização de cada profissional.
Há também outras atitudes que podem ser tomadas a fim de manter sua equipe motivada, como por exemplo a implementação de uma sala de descanso e eventos de integração que envolvam tanto os colaboradores contratados pela sua empresa quanto os contratados por Facilities Services. Assim, os funcionários terceirizados podem se integrar melhor à rotina da organização, e se sentir parte integrante e fundamental da equipe, conhecendo os demais colegas.
Agora você já pode começar a implementar as estratégias de reconhecimento e motivação para suas equipes e turbinar o relacionamento da sua empresa com seus colaboradores. Se você tem mais dúvidas sobre Gestão de RH ou gostaria de contar com especialistas no assunto, entre em contato.